quarta-feira, 17 de setembro de 2008

ORIGENS DA MÚSICA

“ Onde estava você quando eu lançava os fundamentos da terra? Diga se você sabe. Quem tomou as medidas da terra? Já que sabes; Quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre o que repousam suas bases? Quem colocou nela a pedra de ângulo, quando juntas cantavam as estrelas da manhã e se alegravam todos os filhos de Deus?"(Livro de Jó Capítulo 38, Versículos de 4 a 7).

Determinar a origem da música é um desafio que muitos musicólogos não querem nem de longe enfrentar, por pensarem que é inútil e que nunca seremos capazes de determiná-la com exatidão e clareza. Os poucos que aceitam o desafio tem à sua disposição escassos documentos e meios para isso.

A bíblia em uma de suas muitas referências à música nos sugere que a música existe antes da terra. O texto do livro de Jó diz que quando Deus estava fazendo a terra os astros cantavam e os filhos de Deus faziam festa por causa disso.

Os poetas e filósofos gregos mais antigos atribuíam aos deuses mitológicos a criação da música. Muitos desses deuses e personagens das fábulas gregas eram músicos, veja:

APOLO - segundo a mitologia grega era exímio tocador de Lira,

PAN – Tocava flauta, instrumento que segundo a própria mitologia teria inventado,

ORFEU - outro deus grego também tocava a lira para acalmar as feras que vinham deitar-se aos seus pés. Quando sua mulher Eurídice morreu picada por uma cobra, ele foi aos infernos e conseguiu com o som melodioso de sua lira que as divindades infernais lhe devolvessem Eurídice, mas a perdeu porquê não cumpriu as condições impostas pelas divindades de só olhar pra trás quando saísse de seus domínios.

ARION – Poeta célebre grego do século VII a.C. Segundo a lenda, ele foi salvo da morte por golfinhos, encantados com o som de sua lira.

ANFION Segundo a fábula esse músico e poeta edificou os muros da cidade Thebas. As pedras do muro se moviam sozinhas e se punham no seu lugar ordenadamente ao som de sua lira.


Demócrito, historiador grego antigo (460 a 370 a.C), atribuia a origem da música à imitação do canto do cisne, do rouxinol, do barulho das águas, do assobio dos canaviais, etc. idéia que inclusive foi aceita por historiadores modernos como Cooke Stafford (1830) no seu livro de História da música, o que é pouco provável.

O poeta romano Lucrécio (95 a 53 a.C) e o historiador grego Deodoro da Sicília (Séc. I a.C) atribuíam também a origem dos instrumentos musicais a causas naturais, como o vento em atrito com o caniço de bambú teria inspirado os nossos ancestrais a construirem as primeiras flautas, o que também foi descartado.

O que é mais aceito é que a música nasceu com o homem, que linguagem e música nasceram juntas. A linguagem (falada e escrita) nasceu da vontade de expressão e comunicação do pensamento e a música, como as demais artes, da necessidade de dinamizar e embelezar a própria linguagem.


Das sensações de dor, alegria e prazer, dos murmúrios de tristeza nasceu o canto. Da necessidade de marcar o ritmo, que inicialmente se deu com as mãos e os pés, nasceram os instrumentos. Essas formas evoluiram porquê o homem tem muito dentro de si para expressar e evoluir, e a comunicação de seu pensamento se dá de forma cada vez mais dinâmica e bela.


Um comentário:

Unknown disse...

Olá Paulo!! Como vi que você é auto-didata em música, creio que tem muita bagagem de leitura, gostariad e saber se há alguma possibilidade de auxílio como, qual livro você utilizou para escrever a etmologia da palavra música!!
Estou fazendo TCC e preciso muito do referencial teórico desta etmologia, e não encontro!!
Aguardo a resposta!!! meu e-mail: decaroline.icm@gmail.com!!

Agradeço -lhe desde já!! Muito bom seu blog!!